Loading…
This event has ended. Visit the official site or create your own event on Sched.
                                                                     Compre AQUI os seus bilhetes para os ESPETÁCULOS E MESAS DE AUTORES do Folio 2016                                                                                                          
avatar for José Pinho

José Pinho

FOLIO MAIS

José Duarte de Almeida Pinho, conhecido num mundo dos livros por José Pinho, imaginou-se um pastor moderno e até comprou uma cabana na serra de São Macário, projetou introduzir um chip nas cabras e vigiá-las pelo computador e produzir queijos e frutos silvestres. Mas, por enquanto, são os livros e os projetos livreiros que lhe ocupam o tempo. Todo o tempo.

Diz que a vida tem sido um conjunto de acasos. «Construí-los é que me tem dado trabalho.» Mas não se cansa. Gosta de os pensar e trabalhar, bem como de os fazer foliar. A conjugação deste «novo verbo» tem sido música para os seus ouvido e surgiu em outubro aquando do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, em que mais de 30 mil visitantes, durante 11 dias, puderam contactar com 459 criadores, entre escritores, poetas, ilustradores, conferencistas, artistas plásticos, músicos e atores. Para José Pinho, a primeira edição do Folio foi tudo o que desejou e, nas próximas edições, promete, «vai ser ainda melhor».

José Pinho nasceu há 62 anos em Sul, concelho de São Pedro do Sul. Aos 19 foi para França, voltou com os cravos de abril, novamente foi e enfim regressou. Formou-se em Línguas e Literaturas Modernas, deu aulas de Português e Francês, trabalhou num estaleiro naval, no Instituto Nacional de Estatística e foi diretor executivo e diretor-geral numa grande agência de publicidade.

É socio fundador da Ler Devagar e é ainda sócio da Nouvelle Librairie Française, em Lisboa, mas foi do espaço Lx Factory que fez a sua casa.