Loading…
This event has ended. Visit the official site or create your own event on Sched.
                                                                     Compre AQUI os seus bilhetes para os ESPETÁCULOS E MESAS DE AUTORES do Folio 2016                                                                                                          
avatar for César Ferreira

César Ferreira

Toda a vida tem uma história. A minha não é diferente. Oriundo da Ilha da Madeira, a famosa “Pérola do Atlântico”, iniciei a minha viagem pela leitura aos 7 anos. Primeiro pela banda desenhada, depois pela coleção de Júlio Verne e mais tarde pela Bíblia em que descobri, através desta, o poder da narrativa. Foi a partir daí, e até os dias de hoje, que conto uma estória a mim mesmo antes de adormecer.

Aos 18 anos rumo a Lisboa para tirar engenharia informática no Instituto Superior Técnico. Mas após um tempo de sombra, passividade e de estórias de final menos feliz, abdico do curso e passo a dedicar a totalidade do meu tempo à leitura apostando essencialmente na filosofia, na poesia surrealista, na música jazz e nos filmes a preto e branco. Era assim de esperar, pelo menos para mim, que fosse parar ao curso de Filosofia.

Desde cedo que a leitura faz parte da minha existência. Mesmo antes de saber ler, lia o mundo em modo intenso. Era a minha forma de sentir pessoas e coisas que sempre foram para mim uma fonte de mistério, conhecimento e aprendizagem.

Dia após dia a minha personalidade foi-se moldando à capitania da imaginação. Foi através deste poder criativo que resolvi apostar, decididamente, no poder da leitura. Tudo apontava para que esta fosse a fonte do meu equilíbrio e bem-estar.

Contudo, queria fazer parte do processo. Queria ter um papel activo na sociedade através da leitura. Como já trabalhava na área das bibliotecas, investi no Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, enveredando, oficialmente, pela profissão de bibliotecário.

Desde 1999 que exerço essa profissão. Mas faltava qualquer coisa. Não me sentia completo e sentia que podia dar ainda mais.

Foi então em 2012, ano de muitas emoções pessoais e profissionais, que descobri o meu verdadeiro propósito. O que me move verdadeiramente! O chamado de “click” ou “estalo” do Universo!

Conheci pessoas que me souberam ler (obrigado Cristina!) e me incentivaram ao que de mais único tenho em mim: ao que sou sem fronteiras e sem medos. Resgatei as minhas asas e, assumindo o corpo de um pássaro em liberdade, parti destinado a cumprir a minha missão.

Desde esse dia que trabalho, arduamente, na construção de um caminho que me permita despertar felicidade nos outros através da leitura. É este propósito que quero partilhar convosco. Um sentimento em que a leitura assume o papel principal no desenvolvimento da pessoa enquanto pessoa.