Loading…
This event has ended. Visit the official site or create your own event on Sched.
                                                                     Compre AQUI os seus bilhetes para os ESPETÁCULOS E MESAS DE AUTORES do Folio 2016                                                                                                          
View analytic
Sunday, September 25 • 18:30 - 19:30
O Mundo Ideal - Utopias Religiosas

Sign up or log in to save this to your schedule and see who's attending!

Há mais de um século que a visão evolucionista da sociedade nos disse que as religiões tenderiam para o desaparecimento; As sociedades mais evoluídas deixariam, mesmo, a prática religiosa, imagem de uma maturidade mais elevada que superaria totalmente a superstição.

Contudo, o apelo do factor religioso não deixou de ter ecos na nossa sociedade, onde nas últimas dezenas de anos vemos um “regresso do sagrado”, quer através das formas religiosas mais tradicionais, quer através de formas vindas de outras culturas e geografias.

Na frase que pela tradição bíblica Moisés nos lança como mote para este debate, vemos ecoar a origem das religiões monoteístas do Mediterrâneo: Abraão. Migrante, fugitivo ou refugiado, aquele que é o Profeta comum a Judeus, Cristãos e Muçulmanos lança o apelo da busca, da procura, da satisfação, não apenas na relação com o divino, mas também com a melhoria das condições de vida, a procura de alimento, de paz e de dignidade.

Através de códigos, como o Decálogo, ou de interditos alimentares e sociais, ou mesmo, através de regras para o funcionamento da finança, na sua origem, vemos as Religiões Abraâmicas como espaço de justiça social, de desenvolvimento e de afirmação de direitos.

Mas, regressados da História aos dias de hoje, onde reside a centelha de Utopia no desafio religioso? Como podem ser as religiões um espaço mental de busca do que nunca se encontrará mas não se deixa de buscar?

Entre o conservadorismo de instituições e de grupos que recusam a mudança, ou como motor transformador e criativo, onde colocamos hoje o pensamento e a prática religiosa, depois de tanta bibliografia já se produzido afirmando os dois opostos e tantas mais variantes a essa visão extremada entre o positivo e o negativo?

 


Quem vem ao FOLIO?
avatar for Yonatan ben Avraham

Yonatan ben Avraham

Presidente da Associação de Amizade Portugal-Israel
avatar for Rachid Ismael

Rachid Ismael

Director do Colégio Islâmico de Palmela
JR

Jaime Ramos

Templo Ecuménico Universalista
avatar for Abdool Vakil

Abdool Vakil

Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa
avatar for Frei Fernando Ventura

Frei Fernando Ventura

Frei Fernando Ventura, franciscano capuchinho, nasceu em 1959. Teólogo e biblista, foi professor de Ciências Religiosas no ISCRA em Aveiro. É intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Sé. Colabora, como tradutor, com diversos organismos internacionais, como a Ordem dos Capuchinhos, a OFS e a Federação Bíblica Mundial. Pertence ao quadro de redactores da revista... Read More →
avatar for Richard Zimler

Richard Zimler

Nasceu em Nova Iorque em 1956 e é formado em Religião Comparada na Duke University e fez um mestrado de Jornalismo em Stanford. Foi jornalista durante quase uma década na região de São Francisco e desde 1990 que vive no Porto, onde lecionou jornalismo. Em 1996 publicou o romance histórico O Último Cabalista de Lisboa, um best-seller internacional que lançou a carreira de Zimler. É... Read More →


Sunday September 25, 2016 18:30 - 19:30
THE LITERARY MAN HOTEL