Loading…
This event has ended. Visit the official site or create your own event on Sched.
                                                                     Compre AQUI os seus bilhetes para os ESPETÁCULOS E MESAS DE AUTORES do Folio 2016                                                                                                          
View analytic
Saturday, October 1 • 11:00 - 12:00
Carlos Reis sobre a Utopia em Saramago

Sign up or log in to save this to your schedule and see who's attending!

José Saramago contra a utopia

Carlos Reis

Em “José Saramago contra a utopia” toma-se como ponto de partida a expressa negação, pelo escritor, da pertinência da utopia. “Não sou utopista”, disse Saramago numa entrevista.

É em função desta negação da utopia que se leva a cabo uma reflexão em torno da produção ficcional de José Saramago, dos grandes temas e dos principais motivos que nela podemos ler: a reinvenção da História, a viagem como busca, a desconstrução do mito e do relato bíblico, a condição humana e as suas perversões, etc. Ao longo deste trajeto, regista-se uma mudança importante no trabalho do escritor, que o próprio Saramago fixou em duas imagens fortes e alternativas: a da estátua e a da pedra.

Essas imagens, aqueles temas e motivos e ainda algumas personagens  constituem  pontos de referência de uma aula em que se falará da utopia como negação em José Saramago.

 


Quem vem ao FOLIO?
avatar for Carlos Reis

Carlos Reis

Carlos Reis nasceu em 1950 em Angra do Heroísmo, Terceira, nos Açores, é ensaísta, professor da Universidade de Coimbra e ex-reitor da Universidade Aberta, em Lisboa. Especializado em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e em Teoria da Narrativa, publicou, sobre esta área, vários livros de prestígio internacional e assinou dezenas de artigos em revistas... Read More →


Saturday October 1, 2016 11:00 - 12:00
ÓBIDOS LOUNGE Rua Direita, 78/86, Óbidos