Loading…
This event has ended. Visit the official site or create your own event on Sched.
                                                                     Compre AQUI os seus bilhetes para os ESPETÁCULOS E MESAS DE AUTORES do Folio 2016                                                                                                          
View analytic
Sunday, September 25 • 11:00 - 12:00
Maria Filomena Molder sobre Amadeo e Flaubert

Sign up or log in to save this to your schedule and see who's attending!

O Conto de Flaubert A lenda de São Julião, o hospitaleiro e o livro único de Amadeo

Em Abril de 1877, Gustave Flaubert publicou um pequeno volume intitulado Três Contos, em rigor, a sua última obra acabada. O segundo conto chama-se “A lenda de São Julião, o hospitaleiro”. Foi o primeiro a ser escrito, e numa celeridade inhabitual, entre Setembro de1875 e Fevereiro de 1876. É provável que isso se deva à familiaridade longuíssima e intensa que ele teve com a história do santo: “Esta é a história de São Julião Hospitaleiro, mais ou menos como é contada num vitral de igreja, na minha terra”. Nestas palavras finais do conto Flaubert convida o leitor a uma investigação hermenêutica. 

Executadas durante a sua estadia na Bretanha no Verão de 1912 (muito provavelmente concluídas em Paris), ano de uma fertilidade imensa para o pintor, a cópia integral a pincel e a ilustração de Amadeo Souza-Cardoso correspondem àquele desafio, ao mesmo tempo que escapam à condenação que Flaubert fazia de qualquer propósito ilustrativo da sua obra e, em particular, deste conto. 

Neste contexto, trata-se precisamente de considerar as subtis e secretas interferências que se soltam das palavras copiadas a pincel, dos desenhos e das pinturas, que compõem o “exemplar-único original” de Amadeo, procurando a sua decifração. Eis o que se fará.

 

 

Quem vem ao FOLIO?
avatar for Maria Filomena Molder

Maria Filomena Molder

Maria Filomena Molder nasceu em 1950 e é professora catedrática aposentada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É doutorada desde 1992, tendo desenvolvido a tese sobre O Pensamento morfológico de Goethe. Escreve para revistas literárias e na área da filosofia, como a Filosofia e Epistemologia, Prelo ou a Lere também para publicações sobre... Read More →


Sunday September 25, 2016 11:00 - 12:00
ÓBIDOS LOUNGE Rua Direita, 78/86, Óbidos